Tamanho do texto: A- A+

Fundada em meados de 2007, a Viticultura – Associação dos Apreciadores da Cultura do Vinho tem como objetivo principal congregar aqueles que saboreiam e degustam vinhos, assim como os que possuem interesse em fomentar a cultura do vinho pelo país. Num curto espaço de tempo, a Viticultura lança o jornal “Viticultura”, distribuído gratuitamente em pontos de venda de bebidas; realiza degustações e palestras em lojas de conveniência e confrarias. O lançamento do site Viticultura é a oportunidade de estar em todo o Brasil; e por que não no Mundo, tentando compreender a ciência e os mistérios da cultura do vinho. Neste momento crucial para o desenvolvimento da Viticultura – Associação dos Apreciadores da Cultura do Vinho, as vinícolas nacionais e estrangeiras têm nos dado total apoio a nossa iniciativa. Estar no Ceará, um estado da região Nordeste do Brasil, clima semi-árido, não nos impede de falar em vitivinicultura com propriedade.

Estamos em um país de dimensões continentais, onde se observa uma tendência natural do consumo de espumantes nas orlas marítimas durante verões intensos. Verifica-se pessoas de todas as idades saboreando este perfeito presente da natureza aliada a tecnologia e inteligência do homem.

Ano a ano, o brasileiro tem descoberto novas marcas (nacionais e importadas), cepas e safras; e tem sede de conhecimento para harmonizar um vinho com um bom prato, para receber amigos em casa ou simplesmente para celebrar em ocasiões especiais da sua vida. Segundo a Associação Gaúcha de Vinicultores (AGAVI), o brasileiro no início dos anos 90, consumia anualmente 1,41 litros de vinho; em 2005 esse número estava em 1,8 litros; 2007 em 2,1 litros e a projeção é de 9 litros consumo/ano, em 2025.

Segundo a AGAVI, daqui a 16 anos, o vinho será a bebida de consumo corrente às refeições e estará presente nos momentos familiares e sociais como uma fonte de prazer, saúde e qualidade de vida. Queremos fazer parte deste crescimento e trazer informação vitivinícola aos que hoje não conhecem, conhecem pouco e também aos querem aumentar seus conhecimentos desta bebida que encanta apreciadores em todo o mundo.

Hoje, a Viticultura – Associação dos Apreciadores da Cultura do Vinho tem por prioridade disceminar a cultura do vinho, além de incentivar a formação de novas confrarias e oferecer apoio aos seus associados em palestras, cursos, viagens as principais regiões vinícolas do mundo, informações, lançamentos nacionais e internacionais, e muito mais. Este é apenas o começo de um sonho que se realizou.

Jardênia Siqueira – Presidente
Enófila e consultora de vinhos. Foi capacitada por um dos maiores especialistas em vinho do país, Carlos Cabral. Jardênia viajou pelas principais regiões vitícolas da América Latina. Responsável pelos cursos, palestras e co-responsável pelo conteúdo das publicações da Viticultura.

PC4 Comunicação e Tecnologia
PC4 Comunicação e Tecnologia